18 novembro 2008

Tanto esforço para quê?


O meu querido amigo e colega de trabalho E. foi dispensado e abandonou-me...
Pois, porque agora ninguém é despedido... São dispensados... É menos feio... Mas no fundo, a tristeza, a frustração e a revolta é a mesma quer se seja dispensado, demitido ou deitado no lixo...

Passamos meses, anos a dar tudo de nós num trabalho, a engolir sapos, a obedecer a ordens com que discordamos, a fazer horas extraordinárias sem qualquer compensação...E depois, à primeira oportunidade mandam-nos embora... Seja porque temos de reduzir pessoal, seja porque é muito mais fácil inserir um estagiário não remunerado a fazer o mesmo trabalho de graça.


Então pensamos... Para quê o esforço? Para que chegar de madrugada e sair às tantas? Para quê tanta dor de cabeça, tanto esforço para ter sempre tudo feito, tudo perfeito, tudo dentro do prazo? Ao fim e ao cabo, ninguém é insubstítuivel aos olhos duma entidade empregadora...


E assim, o meu amigo super inteligente, esforçado, com uma excelente inteligência emocional, dedicado e disponível, criativo e perfeccionista foi mandado embora enquanto se dão oportunidades a pessoas que passam os dias na Internet ou lambem botas de manhã á noite a tudo o que é directores e afins..


E é assim que vai o trabalho em Portugal... E depois metem-nos na cabeça que o importante é o trabalho que mostramos... Mas não é bem assim!


Sem comentários: