23 novembro 2008

Dê Sangue

Dia 25 é dia de dar sangue. Não se esqueçam. Não perdem nada e podem salvar uma vida!
Para doar sangue precisas:
  • Ter entre 18 e 65 anos;
  • Pesar mais de 50 quilos;
  • Não estar em jejum;
  • Não estar grávida;
  • Não usar drogas;
  • Ter repousado à noite;
  • Não ter doado sangue nos últimos 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);
  • Tensão arterial dentro do normal;

Vantagens de ser um doador:

  • Após 20 dias da doação, os doadores recebem os resultados dos seguintes exames (gratuito):

-Hepatite B

- Sífilis

-Vírus HIV I e II

-Grupo sanguíneo e factor RH.

  • Reciclar o nosso próprio sangue, pois ao doarmos o organismo vai produzir novo;
  • Isenção das taxas moderadores nos hospitais e centros de saúde;
  • Prioridade em visitas a doentes internados;
  • Pequeno-almoço e/ou almoço gratuitos;
É importante saber:
  • Tens falta justificada no trabalho;
  • Não engorda nem emagrece;
  • Não provoca anemia;
  • Não diminui a resistência do organismo ;
  • Não engrossa nem afina o sangue.

Se por qualquer motivo não puderes doar sangue, convida um amigo ou familiar.

2 comentários:

Rachelet disse...

Com grande pena minha (apesar do meu pavor a agulhas), não posso ser dadora. E porquê? Porque não tenho o peso mínimo. Mas incentivo todos quantos conheço não só a doar sangue como medula óssea. Não custa e de facto salva vidas.
Bjis.

Poupinhas disse...

Nos meus tempos áureos da faculdade, lá ia eu toda orgulhasamente lampeira dar sangue.. à terceira vez desmaiei 3 vezes.. retiraram-me "a vontade" de dar sangue.. Mas, sei qual é a sensação :) é sempre tão bom :)